Mistura de modos

A mistura de modos, também conhecida como Acorde de Empréstimo Modal (AEM) acontece quando a música está num modo específico (maior ou menor) e utiliza acordes do modo homônimo. Por exemplo, quando a música está em Dó Maior e utiliza alguns acordes de Dó Menor.

Exemplo: || C7M | G/B | Am7 | F7M | Fm7 | C7M ||

Nesse caso, todos os acordes são pertencentes à Dó Maior, menos o acorde de Fá Menor, que pertence à Dó Menor. O Fá Menor, é um exemplo de mistura de modo ou do uso de um Acorde de Empréstimo Modal.

 


Links para arquivos de textos

KOSTKA, Stefan e PAYNE, Dorothy. Harmonia Tonal: com uma introdução à música do século XX. Traduzido por Jamary Oliveira, Hugo Ribeiro e Ricardo Bordini.

Todo o Capítulo 21 desse livro é dedicado à mistura de modos, com exemplos da música clássica e da música popular americana.

NETTLES, Barrie. Harmony 2. Berklee College of Music, 1987.

A partir da página 43 do livro (45 do PDF) inicia a seção "Modal Interchange".

 


Links para arquivos de Áudio e vídeo

Acordes de Empréstimo Modal - Harmonia Funcional. Video aula de Alan Gomes no youtube disponibilizado pelo perfil de CURSOSEDON.

Acordes de Empréstimo Modal. Video aula de Caio Ornelas no youtube disponibilizado pelo perfil próprio.

Music Theory for All: Mode Mixture. Video aula no youtube disponibilizado pelo perfil de Sarah Bowman. Está em inglês mas é bem fácil de entender e bastante didático.

Mode Mixture in music. Video aula no youtube disponibilizado pelo perfil de InMusicTheory. Está em inglês mas é bem fácil de entender e bastante didático. Discute o uso da mistura de modos numa cadência do Noturno de Chopin, Op. 32/2. Na tonalidade dessa música (Lá Bemol Maior), o quarto grau seria um Ré Bemol Maior. Neste caso o compositor utiliza o acorde de Ré Bemol Maior, seguido por um bemol na nota fá, transformando o acorde em Ré Bemol Menor e finalizando em Lá Bemor Maior.

Paralamas do Sucesso. Meu Erro. Esta música dos Paralamas do Sucesso faz o mesmo uso do acorde de quarto grau menor numa progressão em modo maior, semelhante ao exemplo anterior de Chopin. Nesse caso a harmonia é: || A | C#m | D | Dm | A ||.

 

 

 

 

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