Contraponto

BOULEZ, Pierre. Contraponto: apontamentos de Aprendiz. Tradução de Stella Moutinho, Caio Pagano e Lídia Bazarian. São Paulo: Editora Perspectiva. 1995. p. 263 - 266. Disponível em: http://adriano.gado.sites.uol.com.br/contraponto.1.htm
PDF

FUX, Johann Joseph. O Estudo do Contraponto (do Gradus ad Parnassum). Traduzido por Jamary Oliveira a partir da versão em inglês: MAN, Alfred (ed.). 1971. The Study of Counterpoint from Johann Joseph Fux's Gradus ad Parnassum. 3a ed. New York, London: W. W. Norton. Tradução para o português das notas de rodapé, do prólogo, revisão e edição realizada por Hugo L. Ribeiro. Ultima edição de 2007.
PDF

KENNAN, Kent. Contraponto. Traduzido por Ricardo Bordini. Capítulos separados.
Capítulo 01 - Introdução
Capítulo 02 - A linha melódica simples
Capítulo 03 - Princípios do contraponto a duas vozes
Capítulo 04 - Exercício a duas vozes 1:1 e 2:1
Capítulo 05 - Cromatismo a duas vozes
Capítulo 06 - Exercícios a duas vozes (conclusão)
Capítulo 07 - Escrita de peças curtas a duas vozes
Capítulo 08 - Cânone
Capítulo 09 - Contraponto invertível
Capítulo 10 - Invenção a duas partes
Capítulo 11 - Contraponto a três vozes
Capítulo 12 - Escrita de peças curtas, três vozes
Capítulo 13 - imitação a três vozes
Capítulo 14 - Invenção a três partes, a trio sonata
Capítulo 15- Fuga
Capítulo 16 - Fuga (continuação)
Capítulo 17 - Fuga (conclusão)
Capítulo 18 - Formas baseadas no chorale
Capítulo 19 - Formas de variações contrapontísticas

OWEN, Harold. Contraponto modal e tonal: de Josquin a Strawinsky.
PDF

PORTERFIELD, Richard. Melodic function and Modal Process in Gregorian Chant. Tese de doutorado, The City University of New York, 2014.
PDF

QUEIROZ, Flávio. Canto gregoriano, modos eclesiásticos: o que aprendemos com os nossos livros de teoria musical. Ictus, n. 07, 2006.
PDF

QUEIROZ, Flávio. Contraponto com imitação: da imitação em geral.
PDF

QUEIROZ, Flávio. Fuga: Definições e dados preliminares.
PDF

RIBEIRO, Hugo. Apostila de resumo de contraponto do livro de Johann Joseph Fux.
PDF