Next: Informações básicas Up: Introdução ao Lilypond Previous: Introdução ao Lilypond

Introdução

Essa é a primeira versão de uma breve apostila que irá ajudá-los a se iniciarem no uso do programa de edição de partituras Lilypond. Este é um programa gratuito que roda tanto na plataforma Linux quanto Windows. As informações contidas nessa apostila poderão ser utilizadas em ambas as versões.

Há de se destacar, todavia, a vantagem do uso do Lilypond no Linux, ao possibilitar a junção de texto e música num único arquivo Lytex, que é compilado como um arquivo Latex com partituras. Essa apostila foi escrita dessa forma. Entretanto, esse recurso também pode ser explorado, de forma mais simplificada, ao usar a macro OOoLylipond dentro do OpenOffice, ou sua versão em português, o BrOffice. Informações sobre como instalar essa macro no BrOffice já está disponível em português no site www.hugoribeiro.com.br\lytex.html. A vantagem dessa macro é que pode ser usada tanto no Linux quanto no Windows.

Um dos poucos incovenientes do Lilypond para algumas pessoas é o fato de que os comandos terem que ser escritos todos em inglês. Porém, nada que a experiência ou uma pequena apostila ao lado não possa resolver. Outro incoveniente é que você tem escrever o código do lilypond em um arquivo de texto (use preferencialmente o bloco de notas do windows, ou sua versão atualizada que é facilmente encontrada na Internet, o notepad21), e depois compilar2 o código escrito em uma partitura no formato .ps (PostScript) ou no formato .pdf (Portable Document Format). A grande vantagem aqui está no formato final da partitura, que é um arquivo .pdf, que pode ser visualizado em praticamente qualquer computador3; e como o conteúdo de um arquivo pdf não pode ser alterado, não importa em qual computador você visualize o arquivo, ele sempre será exibido da mesma forma.



Subsections
Next: Informações básicas Up: Introdução ao Lilypond Previous: Introdução ao Lilypond
Hugo Ribeiro 2007-09-07