Teoria e Gramática da Música Ocidental

Participantes

Tópicos Sugeridos

O que é?

A idéia surgiu de uma discussão sobre música modal e os modos na música ocidental, dentro da lista teoria_e_analise_musical moderado por Adriano Gado. A discussão estava tão interessante que resolvi convidar a todos para escrevermos um livro em conjunto sobre a Teoria e Gramática da Música Ocidental. Alguns aceitaram, e aqui começa nossa aventura, em maio de 2004. O primeiro passo foi a criação de uma lista de discussão no Yahoo! Depois, depois ainda está acontecendo, então ainda não posso dizer nada de concreto. A única coisa que sei é que talvez esse seja um projeto inédito. Senão é o primeiro livro escrito em conjunto via internet no Brasil, com certeza é o primeiro de música.

Conte mais...

Pensei num livro abrangente o suficiente para lidar com os mais variados problemas encontrados em sala de aula. Desde questões relacionadas à inversão de intervalos, quanto aos porquês. Ao mesmo tempo com um texto leve e fluido para servir aos curiosos e iniciantes. Um livro que discorra tanto sobre elementos da gramática musical ocidental, quanto sua história. Quem sabe este é um passo para a unificação das disciplinas de gramática (claves, nome das notas, métrica...), estruturação (contraponto, harmonia, formas musicais...), percepção e história. Hoje ainda não tenho a mínima idéia de como isso vai acabar, mas que vai, vai! E o que é mais importante é que não é o delírio de um só louco. Somos vários, e a cada dia crescendo mais.

Para quem será destinado esse livro?

Gostaria que fosse abrangente o suficiente para ir desde os iniciantes na leitura de partitura, aos formandos dos cursos superiores em músicano Brasil. Talvez seja necessário dividirmos em partes, mas só o tempo e muita discussão em grupo há de resolver tais questões... Outro dado importante é que, uma vez abandonado (como disse aos meus colegas de empreitada, esse livro deverá ser tratado como uma composição musical, que nunca é finalizada, mas antes disso, abandonada), ele será disponibilizado em formato PDF gratuitamente para toda a comunidade brasileira, de músicos a diletantes.

Qualquer um pode entrar na lista?

Sim. É só enviar um email vazio para gramatica_musical-subscribe@yahoogrupos.com.br, e pronto. Porém essa lista é moderada por mim, Hugo L. Ribeiro, que pode a qualquer momento convidar um membro que esteja emperrando o andamento das discussões a se retirar do grupo. Mas creio que essa medida seja drástica demais e que nunca será tomada (assim seja). Também é importante saber que o fato de estar associado na lista não implica que seu nome seja creditado na versão final do livro proposto. Para que isso ocorra, o associado terá que se manifestar (escrevendo sobre um tópico ou discutindo-o) pelo menos uma vez positivamente (isso será discutido posteriormente, em grupo).

Como funciona?

Para que as discussões ocorram ordenadamente, sugeri alguns procedimentos básicos. Nessa primeira fase de estabelecimento, vamos todos discutir quais os tópicos que serão abordados. Nada ainda em ordem, aleatório mesmo. O que vier na cabeça. Assim que avançarmos um pouco nessa área (definindo alguns tópicos) passaremos então a escrever sobre eles, sem no entanto deixar de discutí-los e ampliá-los. Nessa segunda fase, cada membro deverá sentir-se à vontade para escrever sobre um tópico desejado (entre os previamente definidos, é claro). O texto redigido deverá ser encaminhado diretamente para meu email pessoal (hugolribeiro@yahoo.com.br) para que ordenadamente possa encaminhá-lo ao grupo para dar início às discussões. Nessa terceira fase, inicia-se uma discussão sobre o texto proposto a um determinado tópico, na tentativa de elucidar e esclarecer alguns pontos da redação que não sejam suficientemente explicativo para um iniciante, ou suficientemente profundo para um concluinte de um curso superior em música. Nessa fase será importante que a discussão sobre um determinado assunto se restrinja a ele, e se houver necessidade de discutir outro assunto, que seja postado outro email. Assim poderemos identificar e classificar as discussões rapidamente através do campo 'assunto' do email. Por exemplo, digamos que na primeira fase tenhamos definido três tópicos:

  1. O que é música?

  1. Pentagrama.

  1. Tríades.

Numa segunda fase, Zezinho resolver postar um email para o moderador com um texto explicativo sobre “o que é musica”. Ao mesmo tempo Luizinho resolve escrever sobre “pentagrama” e “tríade”, e envia seu texto para o moderador também. Assim que o moderador recebe os email com os textos, ele posta três emails separados para o grupo, um com o título “O que é música”, outro com o título “Pentagrama”, e outro com o título “Tríades”. A partir desse momento todos os associados poderão discutir o texto proposto e sugerir modificações. Essas modificações serão inseridas no texto original pelo moderador (eu mesmo). Em seguida, o texto voltará ao grupo com o seguinte nome, e.g. “O que é musica – primeira revisão”, para uma nova discussão. E assim seguirá até que todos cheguem a um acordo quanto à redação final. Quando a redação final estiver concluída, nós daremos por encerrado esse tópico, e ele será eliminado das discussões. Obviamente, numa revisão final de todo o livro, algumas frases poderão ser alteradas, omitidas ou acrescentadas. Mas não vamos colocar o carro na frente dos bois. First things first!

Quando acaba?

Não sei!


Inscreva-se em gramatica_musical
Powered by br.groups.yahoo.com

Última Alteração: 06/08/04