O que é música

Links para textos interessantes sobre o assunto

MORAES, J. J. O que é musica. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 1983.

NETTL, B. Música. in: The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Oxford University Press, 2003. Tradução: Prof. Ricardo Mazzini Bordini (UFRN).

NETTL, B. Music. in: The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Oxford University Press, 2003.

Wikipedia. Verbete sobre música.

Wikiquote. Citações sobre música.

Thimoty Rice - Ethnomusicology: a very short introduction

Nicholas Cook - Music: a very short introduction

WALLIN, Nils L.; MERKER, Björn; BROWN, Steven. The Origins of Music.


Um pequeno texto que eu (Hugo Ribeiro) escrevi sobre o assunto no ano de 2000 quando iniciava meu mestrado em etnomusicologia...

Qualquer definição ou conceito que se tente dar à palavra música poderá soar contraditório, ou mesmo ineficiente, se levarmos em conta suas várias utilizações e até mesmo sua não utilização.

O que quero dizer é que, em cada cultura, ou até mesmo dentro de uma mesma sociedade, existem vários conceitos de música, cada um tentando ser mais abrangente do que o outro. Existem até mesmo sociedades que não tem palavra exata para definir o fazer musical. Segundo Netll, os índios Blackfoot têm uma palavra que mal pode ser traduzida como dança, que é utilizada em eventos religiosos e semi-religiosos, que contêm dança, música e outras atividades; mas não têm uma palavra específica que defina somente o ato musical (NETLL, 1983, p. 20).

Mesmo sendo um elemento presente em todas as sociedades humanas, a música tem usos e funções diferentes em cada uma delas, influindo fortemente em sua definição.

Apesar de todas as controvérsias em relação a esse assunto, muitos estudiosos concordam em classificar a música como uma espécie de linguagem, uma forma de comunicação. Assim sendo, devemos ter cuidado em como definimos comunicação. Merriam diz que "existe uma grande diferença entre música como comunicação, e música como linguagem universal" (MERRIAN, 1964, p. 10). Sobre isso, Blacking diz: "Música não expressa nada extramusical, a não ser que a experiência a qual se refere já exista na mente do ouvinte", assumindo que a música não é uma "linguagem perfeitamente inteligível, que se espera produzir respostas específicas como sendo uma expressão metafórica do sentimento" (MERRIAN, 1995, p. 35).

A música, de certo, é uma organização sonora feita por homens para homens.

Nessa linha de pensamento, Blacking define música como "sons que são organizados em padrões aceitos socialmente, e o fazer musical deve ser considerado como um comportamento aprendido" (BLACKINK, 1995, p. 33). Logo, os sons emitidos por pássaros, assim como os emitidos por golfinhos são definidos como linguagem, formas de comunicação, ao invés de música.

Por fim, Nettl chega a duas conclusões: "(1) Todas as sociedades possuem música. (2) Todos os humanos podem identificar música - apesar de não necessariamente entende-la - quando a ouve" (NETLL, 1983, p. 24).

Referências

Blacking, John. Music, Culture & Experience. Reginald Byron, ed. Chicago: University of Chicago Press, 1995.

Merriam, Allan P. The Anthropology of Music. Evanston, Ill.:Northwestern University Press, 1964.

Nettl, Bruno. The Study of Ethnomusicology. Chicago: University of Illinois Press, 1983.


Definições de Música (tirem suas próprias conclusões)

Compêndio Breve de Música Theorica

Pelo prof. Manoel Antônio Justo, em 1863

Música é um composto de sons harmoniosos representada com 5 linhas e 4 espaços naturaes, e outras que sobem das naturaes a que chamamos accidentaes superiores, e as que descem accidentais inferiores. Vede o exemplo 1.

Dicionário Houaiss

1 mús combinação harmoniosa e expressiva de sons "a m. tem o poder de harmonizar a alma"
2 mús a arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras variáveis conforme a época, a civilização etc. "a m. é uma das manifestações mais autênticas de uma cultura"

Dicionário Aurélio XXI

1. Arte e ciência de combinar os sons de modo agradável ao ouvido.
2. Qualquer composição musical.

Dicionário de Filosofia Nicola Abbagnano

Duas são as definições filosóficas fundamentais que foram dadas da música. A primeira é a que a considera como revelação ao homem de uma realidade privilegiada e divina: revelação que pode assumir ou a forma do conhecimento ou do sentimento.
1. Platão - harmonia das esferas; é a harmonia de contrários, e unificação dos muitos e acordos dos discordantes.
2. Santo Agostinho - expõe a passagem da música da fase da sensibilidade, na qual esta se ocupa dos sons, à fase da razão em que se torna contemplação da harmonia divina.
3. Schopenhauer - auto revelação do princípio cósmico.
4. Hegel - a música é a expressão do absoluta na forma do sentimento.
5. Nietsch - além do bem e do mal.
A segunda é a que a considera como uma técnica ou um conjunto de técnicas expressivas que concernem à sintaxe dos sons.
1. Aristóteles - não deve ser praticada para um único tipo de benefício que dela pode derivar, mas para usos múltiplos (educação, catarse [purificação], repouso, alívio da alma...).
2. Galilei - O uso da música foi introduzido pelos homens para o respeito e o fim que de parecer comum dizem os sábios.
3. Kant - não se pode saber com certeza se uma cor e um som são simples sensações agradáveis ou se são já neles próprios um belo jogo de sensações e portanto contém, enquanto jogo, um prazer que depende de sua forma no juízo estético.
4. Hanslick - representação do sentimento (O Belo Musical)

Encarta.com

Music, artful arrangement of sounds across time. This definition is obviously very broad, but a narrower one would exclude too much. Music is part of virtually every culture on earth, but it varies widely among cultures in style and structure. Definitions of music can change dramatically over a short time, as they have across the world during the 20th century. (...) Like language, another arrangement of sounds, music is a uniquely human form of communication with well-developed rules of construction much like grammar. (...) Although there is no general agreement as to exactly what music communicates or how it communicates it, some individuals and governments have believed that music possesses great powers of communication.

Dicionário Universal da Língua Portuguesa

...das Musas, das belas-artes, especialmente dos sons arte e ciência de combinar harmoniosamente os sons; qualquer composição musical;

 

Mantido e atualizado por hugoleo75@gmail.com no servidor Hospedagem Gratuita