PLANO DE CURSO

Disciplina:144134 – Teorias Contemporâneas da Música 1
Semestre: 2021/1 Horário Diurno: Sexta, das 08:00 às 10:00
Cr: 02 CH: 30 T-P-E-E: 2.0.0.2 Pré-requisito: –
Professor: Prof. Dr. Hugo L. Ribeiro <hugoleo75@gmail.com>

1 Ementa

Estudo de técnicas composicionais diversas, características do repertório produzido durante o Século XX.

2 Objetivos

Proporcionar contato com as diversas correntes composicionais da música do século XX;
Desenvolver a capacidade de reconhecer elementos característicos de músicas pós-tonais;
Desenvolver a capacidade de compor pequenos trechos musicais utilizando elementos característicos de músicas pós-tonais.

3 Metodologia

Essa disciplina será baseada na vivência prática de técnicas composicionais características do Século XX. A cada semana será definida uma técnica composicional relacionada ao contexto estudado, sobre o qual o estudante deverá pesquisar e compor uma pequena peça de cerca de vinte compassos a ser executada em sala de aula. Antes da aula o estudante deverá enviar a partitura em formato PDF, assim como um arquivo MIDI para audição da peça. Se preferir a música pode ser executada ao vivo pelo próprio compositor ou algum colega de sala.

O foco dessa metodologia está no desenvolvimento da autonomia de aprendizagem, incentivando a pesquisa em material didático diverso (livros, sites, artigos, arquivos multimídia, vídeos, audios, etc.), e da aprendizagem em grupo por meio de discussões e realização de tarefas.

Por exemplo, digamos que na Aula 02 o assunto abordado será “modulação métrica”. Durante a semana que antecede essa aula o estudante irá pesquisar sobre o assunto nos textos e sites indicados, além de outros materiais didáticos que ele tiver contato. Em seguida irá compor uma peça utilizando o conceito estudado. Antes da aula o estudante deverá enviar por email a partitura (editada em software de partitura ou scaneada a partir do original a mão). No início da aula o professor irá executar músicas que utilizem o conceito de modulação métrica. Segue-se uma discussão em grupo sobre o que cada um leu e aprendeu sobre o assunto. Juntos, tentaremos chegar a uma definição satisfatória para todos. Por fim, ao ouvir os exemplos de cada discente, o grupo irá discutir se o exemplo executado atingiu o objetivo de exemplificar uma modulação métrica.

Serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

Discussão de textos;
Análises musicais;
Audição de exemplos musicais;
Composição de pequenos trechos musicais para execução em sala de aula.

4 Avaliação

A nota final dos alunos será baseada na participação em sala de aula, por meio da realização das tarefas semanais e participação nas discussões coletivas.

5 Conteúdo Programático

Novos procedimentos rítmicos
Novas estruturações harmônicas;
Uso de modos e escalas artificiais;
Bitonalidade;
Politonalidade;
Dodecafonismo;
Minimalismo;
Aleatoriedade.

6 Cronograma para 2021/1

Encontro 1 – Introdução

Apresentação da disciplina, leitura do plano de curso, metodologia, e forma de avaliação. Audição de exemplos diversos de músicas que utilizam técnicas composicionais características da música clássica do início do Século XX até os dias atuais.

Textos auxiliares gerais:

BENJAMIN, HORVIT, NELSON. Técnicas e materiais da música tonal: com uma introdução à música do século XX.
PDF

KOSTKA, Stefan e PAYNE, Dorothy. Harmonia Tonal. Traduzido a partir da Sexta Edição, de 2008 por Hugo L. Ribeiro, Jamary Oliveira e Ricardo Bordini. Última atualização: 14 Setembro 2015.
Pode ser baixado como um único arquivo PDF, ou por partes (seis arquivos PDF).

Parte Seis – Uma introdução à música do Século XX (24 MB)

RIBEIRO, Hugo. Aula sobre ritmo no século XX.
PDF

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *