PLANO DE CURSO

Disciplina:144134 – Teorias Contemporâneas da Música 1
Semestre: 2021/1 Horário Diurno: Sexta, das 08:00 às 10:00
Cr: 02 CH: 30 T-P-E-E: 2.0.0.2 Pré-requisito: –
Professor: Prof. Dr. Hugo L. Ribeiro <hugoleo75@gmail.com>

1 Ementa

Estudo de técnicas composicionais diversas, características do repertório produzido durante o Século XX.

2 Objetivos

Proporcionar contato com as diversas correntes composicionais da música do século XX;
Desenvolver a capacidade de reconhecer elementos característicos de músicas pós-tonais;
Desenvolver a capacidade de compor pequenos trechos musicais utilizando elementos característicos de músicas pós-tonais.

3 Metodologia

Essa disciplina será baseada na vivência prática de técnicas composicionais características do Século XX. A cada semana será definida uma técnica composicional relacionada ao contexto estudado, sobre o qual o estudante deverá pesquisar e compor uma pequena peça de cerca de vinte compassos a ser executada em sala de aula. Antes da aula o estudante deverá enviar a partitura em formato PDF, assim como um arquivo MIDI para audição da peça. Se preferir a música pode ser executada ao vivo pelo próprio compositor ou algum colega de sala.

O foco dessa metodologia está no desenvolvimento da autonomia de aprendizagem, incentivando a pesquisa em material didático diverso (livros, sites, artigos, arquivos multimídia, vídeos, audios, etc.), e da aprendizagem em grupo por meio de discussões e realização de tarefas.

Por exemplo, digamos que na Aula 02 o assunto abordado será “modulação métrica”. Durante a semana que antecede essa aula o estudante irá pesquisar sobre o assunto nos textos e sites indicados, além de outros materiais didáticos que ele tiver contato. Em seguida irá compor uma peça utilizando o conceito estudado. Antes da aula o estudante deverá enviar por email a partitura (editada em software de partitura ou scaneada a partir do original a mão). No início da aula o professor irá executar músicas que utilizem o conceito de modulação métrica. Segue-se uma discussão em grupo sobre o que cada um leu e aprendeu sobre o assunto. Juntos, tentaremos chegar a uma definição satisfatória para todos. Por fim, ao ouvir os exemplos de cada discente, o grupo irá discutir se o exemplo executado atingiu o objetivo de exemplificar uma modulação métrica.

Serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

Discussão de textos;
Análises musicais;
Audição de exemplos musicais;
Composição de pequenos trechos musicais para execução em sala de aula.

4 Avaliação

A nota final dos alunos será baseada na participação em sala de aula, por meio da realização das tarefas semanais e participação nas discussões coletivas.

5 Conteúdo Programático

Novos procedimentos rítmicos
Novas estruturações harmônicas;
Uso de modos e escalas artificiais;
Bitonalidade;
Politonalidade;
Dodecafonismo;
Minimalismo;
Aleatoriedade.

6 Cronograma para 2021/1

Encontro 1 – Introdução

Apresentação da disciplina, leitura do plano de curso, metodologia, e forma de avaliação. Audição de exemplos diversos de músicas que utilizam técnicas composicionais características da música clássica do início do Século XX até os dias atuais.

Textos auxiliares gerais:

BENJAMIN, HORVIT, NELSON. Técnicas e materiais da música tonal: com uma introdução à música do século XX.
PDF

KOSTKA, Stefan e PAYNE, Dorothy. Harmonia Tonal. Traduzido a partir da Sexta Edição, de 2008 por Hugo L. Ribeiro, Jamary Oliveira e Ricardo Bordini. Última atualização: 14 Setembro 2015.
Pode ser baixado como um único arquivo PDF, ou por partes (seis arquivos PDF).

Parte Seis – Uma introdução à música do Século XX (24 MB)

RIBEIRO, Hugo. Aula sobre ritmo no século XX.
PDF

Templates de Lilypond

Para testar os códigos escritos aqui, abra o site Weblily.net, clique na aba “Run Lilypond”, apague todo o conteúdo da janela da esquerda, copie cada código daqui e cole nessa janela da esquerda. Alguns segundos depois irá aparecer a partitura na janela da direita. Brinque a vontade…

  1. Melodia simples em compasso quaternário (código comentado)
  2. Melodia simples em compasso quaternário (sem comentários)
  3. Melodia maior em compasso ternário (sem comentários)
  4. Duas melodias simultâneas (código comentado)
  5. Duas melodias simultâneas (sem comentário)
  6. Uma partitura simples a duas vozes (sem comentário)
  7. Usando Variáveis ou Macros (com comentário)
  8. Usando Variáveis ou Macros (sem comentário)
  9. Contraponto a duas vozes (utilizando variáveis)
  10. Início da Invenção a 2 vozes de J. S. Bach
  11. Piano com quatro vozes (ideal para condução de vozes)