Next: Como rodar o Lilypond Up: Introdução Previous: Introdução

Informações básicas

O lilypond é um editor não gráfico, ou seja, diferentemente do Encore, Finale ou Sibelius, você não vê o que está escrevendo. No Lilypond você tem que dizer o que quer escrito na partitura, e o programa decide a melhor forma de organizar as informações numa partitura. Dessa forma, escrever uma escala no Lilypond é tão simples quanto digitar o nome das notas, tal como no Ex. 1.

A escrita do código de uma partitura no Lilypond segue a lógica de programação que, como o próprio nome já diz, tem uma lógica. A primeira informação básica a respeito do Lilypond é que todo o código tem que ser escrito dentro de chaves `{ }'. A segunda informação é que as notas são escritas como cifras, ou como era de se esperar, são escritas em inglês (dó = c, ré = d, mi = e, fá = f, sol = g, lá = a, si = b).



IMPORTANTE: o Lilypond, assim como qualquer linguagem de programação, distingue as letras maiúsculas e minúsculas. Portanto, preste muita atenção nos exemplos, e respeite o uso de maiúsculas e minúsculas. Por exemplo, se escrever as notas com letras maiúsculas, vai dar erro! Considere-se avisado.


Next: Como rodar o Lilypond Up: Introdução Previous: Introdução
Hugo Ribeiro 2007-09-07