Exercícios de Percepção Musical 1 - Leitura Rítmica

Experimente cantar ou executar em seu instrumento a seguinte divisão rítmica. Como não existe métrica definida, não é conveniente executar nenhum tipo de acento.

Divisão rítmica sem compasso

Agora, transcreva essa mesma divisão rítimca numa métrica quaternária simples (4/4). Depois de transcrever, tente executar.
ATENÇÂO só clique no botão abaixo após transcrever e ler o exercício na métrica quaternária.

Você acha que pode me enganar é? Ok, eu te dou outra chance. Mas lembre de cantar ou executar o ritmo transcrito na métrica quaternária, acentuando levemente o primeiro tempo de cada compasso. Agora clique no botão abaixo e confira se você transcreveu corretamente o exercício.

Foi assim que você escreveu?

Divisão rítmica sem compasso

Então vamos complicar um pouco mais. Que tal transcrevermos essa mesma divisão rítimica sob uma métrica ternária? Faça no seu caderno, cante e depois confira clicando no botão abaixo

E agora, acertou?

Divisão rítmica sem compasso

Se acertou, parabéns. Se errou, volte para a musicalização, hehehe.

Ainda está muito fácil. Agora vamos para o terror dos iniciantes. O compasso composto!!!! Que tal um binário composto? Vocês já sabem o que fazer. Te espero no próximo exemplo...

Divisão rítmica sem compasso

Gostou? Não sei porque, mas eu acho que você está esquecendo de cantar... E o que é pior, é que, quando canta não executa os acentos característicos de cada métrica. Tudo bem, quem vai sair perdendo é você mesmo.

Vamos complicar mais então. Que tal misturarmos métricas simples? Minha opção é: 2/4, 3/4, 2/4, 3/4, 2/4. Lembre-se de cantar, ok?

Divisão rítmica sem compasso

O interessante é que esse exercício é tão fácil, mas o simples fato de inserirmos mudanças de compasso a torto e a direito faz com que os músicos se pelem de medo. Tsk, tsk, tsk. Se todo músico que chegasse à exemplos como esse desistisse de ir adiante, o filme Fantasia de 1940, da Disney, perderia um de seus melhores momentos, ou seja, Sagração da Primavera de Strawinsky, pois ninguém conseguiria executá-la (isso para citar somente um exemplo de toda a produção do séc. XX).

Por último, vou lançar um desafio. Misturar compassos simples com compasso compostos. A ordem é a seguinte: 3/4, 3/8, 2/4, idem, 5/8, 2/4. Tentem e comparem com meu exemplo.

próximo