Teoria e Gramática da Música Ocidental

Como Ler Uma Partitura

Já que você já sabe para que serve um pentagrama e uma clave, você já pode então ler uma partitura simples, basta relacionar os novos conhecimentos com alguns conhecimentos anteriores que você provavelmente já possui sobre teoria musical.
Por exemplo:
P: Quais são as notas que formam a escala de Dó Maior?
R: Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó


Agora, se a clave de Sol me diz que a nota em cima da segunda linha do pentagrama é a nota sol:

Então seria lógico pensar que a nota que fica no segundo espaço, logo após o sol, seja a nota lá.


Se pensarmos com essa mesma lógica, poderemos encontrar todas as notas musicais no pentagrama. Abaixo, a melodia da canção "Parabéns para você" é um bom exemplo.

Como exercício, peça para alguem escrever aleatoriamente notas num pentagrama. Acima do pentagrama você escreve o nome das notas se estivessem na clave de Sol. Abaixo do pentagrama você escreve o nome das notas se estivessem na clave de Fá. Não se esqueça de treinar a clave de dó na terceira linha.


Exemplo 1:

Exemplo 2:

Exemplo 3:

Exemplo 4:


Agora só falta encontrar a nota que você lê na partitura, no seu instrumento. Primeiramente você tem que entender que a partitura musical funciona como um gráfico. Quanto mais você sobe, mais aguda fica a nota. Quanto mais desce, mais grave. Portanto você precisa perceber quando está tocando notas graves ou agudas. Por exemplo, você pode escrever a nota dó em diversos lugares na partitura. No entanto elas irão soar diferente. Umas mais agudas do que outras. Retornemos ao exemplo com duas notas.

Se você tiver um piano ou teclado, a nota sol estará aproximadamente no meio do teclado, e a nota lá, será a primeira tecla branca à direita do sol.
Se você tiver um violão ou guitarra, essa nota sol será equivalente à terceira corda (de baixo pra cima) solta, e a nota lá será a terceira corda presa na segunda casa.

Divirta-se tentando encontrar as outras notas.