Formatos de Som Multimídia
O som pode ser armazenado em diferentes formatos.
O Formato MIDI
O MIDI (Musical Instrument Digital Interface [Interface Digital de Instrumento Musical]) é um formato para enviar informação musical enter aparelhos eletrônicos de música como sintetizadores e placas de som de PCs.
O formato MIDI foi desenvolvido em 1982 - muito antes da Internet -, mas como foi desenvolvido pela industria musical, ele é muito flexível e pode ser usado para tudo, da confecção musical simples até a realmente profissional.
Os arquivos MIDI não contém amostragem de som (sampled sound), mas um conjunto de instruções musicais digitais (notas musicais) que podem ser interpretadas pela placa de som do seu PC.
O lado negativo do MIDI é que ele não pode gravar sons (somente notas). Ou, mas colocar de outra maneira: ele não pode armazenas canções (songs), somente melodias (tunes).
Clique aqui para ouvir The Beatles.
O lado positivo do formato MIDI é que como ele contém somente instruções (notas), os arquivos MIDI podem ser extremamente pequenos. O exemplo acima tem somente 23K de tamanho mas ele toca por aproximadamente 5 minutos.
O formato MIDI é suportado por muitos sistemas de software diferentes sobre uma grande faixa de plataformas. Os arquivos MIDI são suportados por todos os navegadores de Internet mais populares.
Os sons armazenados no formato MIDI tem a extensão .mid ou .midi.
O Formato RealAudio
O formato RealAudio foi desenvolvido para a Internet pela Real Media. O formato também suporta vídeo.
O formato permite fluxo de audio (música on-line, rádio na Internet) com largura de banda baixa (low bandwidths). Por causa da prioridade da largura de banda baixa, a qualidade é geralmente reduzida.
Sons armazenados no formato RealAudio têm a extensão .rm ou .ram.
O Formato AU
O formato AU é suportado por muitos sistemas diferentes de software sobre uma grande faixa de plataformas.
Os sons armazenados no formato AU têm a extnsão .au.
O Formato AIFF
O AIFF (Audio Interchange File Format [Formato de Arquivo Intercambiável de Áudio]) foi desenvolvido pela Apple.
Arquivos AIFF não são multi-plataforma (cross-platform) e o formato não é suportado por todos os navegadores web.
Os sons armazenados no formato AIFF têm a extensão .aif ou .aiff.
O Formato SND
O SND (Sound) foi desenvolvido pela Apple.
Arquivos SND não são multi-plataforma e o formato não é suportado por todos os navegadores web.
Os sons armazenados no formato SND têm a extensão .snd.
O Formato WAVE
O formato WAVE (waveform [forma de onda]) é desenvolvido pela IBM e Microsoft.
Ele é suportado por todos os computadores rodando Windows, e por todos os navegadores web mais populares.
Os sons armazenados no formato WAVE têm a extensão .wav.
O Formato MP3 (MPEG)
Arquivos MP3 são realmente arquivos MPEG files. Mas o formato MPEG foi originalmente desenvolvido para vídeo pelo Moving Pictures Experts Group [Grupo de Especialistas em Filmes]. Podemos dizer que os arquivos MP3 são a parte de som de um formato de vídeo MPEG.
O MP3 é um dos formatos de som mais populares para gravação de música. O sistema de codificação MP3 combina boa compressão (arquivos pequenos) com alta qualidade. Tenha certeza que todos os sistemas de software futuros o suportarão.
Os sons armazenados no formato MP3 têm a extensão .mp3, or .mpga (MPG Audio).
Qual Formato Usar?
O formato WAVE é um dos formatos de som mais populares na Internet, e é suportado por todos os navegadores populares. Se você quer que sons gravados (música ou fala) estejam disponíveis para todos os seus visitantes, você deve usar o formato WAVE.
O formato MP3 é o novo formato por vir para música gravada. Se o seu sítio web é sobre música gravada, o formato MP3 é a escolha do futuro.
|