Curso Online de Música
Espaçamento entre vozes
Espaçamento é como se refere em música à distribuição/organização de sons e vozes dentro de um acorde ou estrutura polifônica.
Nos casos exemplificados, todos os baixos cifrados são acordes de lá menor na primeira inversão, porém, coube ao resolutor do mesmo decidir o espaçamento dado entre cada voz. Os três diferentes exemplos dão resultados de efeitos auditivos singulares.
Na escrita para vozes é aconselhado pela tradição musical que se evite um espaçamento maior que um intervalo de oitava entre as vozes do tenor e do alto e do alto e soprano. Entre as vozes do baixo e tenor há uma liberdade de espaçamento que fica a total critério do compositor, arranjador, resolutor do baixo cifrado, etc.
Nos casos exemplificados, de todas as resoluções das tríades de dó maior, apenas as letras “a” e “c” representam, no exemplo 2, acordes permitidos pela tradição, os acordes “b” e “d” do mesmo exemplo representam acordes a serem evitados, por contarem com intervalos maiores de uma oitava entre as vozes do tenor e alto (letra b) ou alto e soprano (letra d).
Ainda sobre a disposição das notas no pentagrama, existem duas formas de classificá-las: Posição Fechada e Aberta.
A posição fechada é quando a distância entre o tenor e o soprano é menor que uma oitava.
A posição aberta é quando a distância entre o tenor e o soprano é igual ou maior que uma oitava.
Links para arquivos de texto
Kostka, Stefan e Dorothy Payne. Harmonia Tonal. Traduzido a partir da Sexta Edição, de 2008 por Hugo L. Ribeiro e Jamary Oliveira. Livro completo do capítulo 1 ao 20 (86 MB).
Ir direto para o Capítulo 5, que fala sobre condução de vozes.
Disposição dos Acordes. Texto escrito por Bruno Basseto em 1998.
Preludio N-1 Do in maior Bach. Exemplos de acordes em posição aberta e fechada. Arquivo PDF.
Links para arquivos de vídeo
Acordes Fechados. Vídeo de Youtube do canal de Sóstenes Siqueira sobre disposição de notas em posição fechada.