Modulação por acorde comum

Numa modulação por acorde comum, utiliza-se um acorde que seja comum ao campo harmônico de ambas tonalidades, de forma a suavizar o processo modulatório. Para identificar o acorde comum basta reconhecer qual é o momento em que está ocorrendo a modulação. Nesse contexto modulatório, identifique qual o acorde que funciona mais na segunda tonalidade do que na primeira. Volte um acorde antes dele. É nesse local que deve estar o acorde comum.

Exemplo: || C | Dm | G7 | C | Am | D7 | Em | Am | D7 | G ||

No exemplo acima, acontece uma modulação de Dó maior para Sol maior. O primeiro acorde que indica uma modulação é o Ré maior com sétima menor no compasso seis. Se olharmos o acorde anterior, no compasso cinco, veremos o acorde de Lá menor, que pertence tanto ao campo harmônico de Dó maior quanto ao campo harmônico de Sol maior. Esse é o acorde comum.

 


Links para arquivos de textos

KOSTKA, Stefan e PAYNE, Dorothy. Harmonia Tonal: com uma introdução à música do século XX. Traduzido por Jamary Oliveira, Hugo Ribeiro e Ricardo Bordini.

Ver capítulo 18 dedicado unicamente à modulação por acorde comum.

20: Modulação. Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 201

Bom material didático sobre modulação em geral. Único problema são os exemplos unicamente em partituras, sem símbolos de análise harmônica tradicional ou em cifras.

 

 

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