Tonalidades vizinhas

Tons vizinhos são os tons que tem a mesma armadura de clave do tom principal ou diferem dela por um acidente a mais ou a menos.

Os tons vizinhos servem pra nos guiar entre uma proximidade tonal, e são muito usados para guiar modulações em composições e análises.

Podemos classificá-los em tons vizinhos diretos e indiretos.

São três os tons vizinhos diretos, derivados da tonalidade atual, sendo a relativa da tonalidade, e as tonalidades da dominante e da subdominante. Se utilizarmos a tonalidade principal como Lá maior, os tons vizinhos diretos serão a tonalidade de Fá sustenido menor (relativa, com a mesma armadura de clave); a tonalidade de Ré maior (Subdominante, com um sustenido a menos); e a tonalidade de Mi maior (Dominante, com um sustenido a mais).

Os tons vizinhos indiretos são os relativos dos tons vizinhos da Dominante (IV) e o da Sub Dominante (V). No exemplo anterior teremos as tonalidades de Si menor (relativa de Ré maior) e de Dó sustenido menor (relativa de Mi maior) como tonalidades vizinhas indiretas de Lá maior

Abaixo um exemplo na tonalidade de Lá menor e seus tons vizinhos.

Baixo cifrado

Texto escrito com contribuição de Lucas Calado.


Links para arquivos de texto

Kostka, Stefan e Dorothy Payne. Harmonia Tonal. Traduzido a partir da Sexta Edição, de 2008 por Hugo L. Ribeiro e Jamary Oliveira. Livro completo do capítulo 1 ao 20 (86 MB).

Ir direto para o Capítulo 18, que fala sobre modulações e tem uma seção a respeito da "Relação de tonalidades".

Collura, Tori.Harmonia: as tonalidades vizinhas.

Texto de Tori Collura sobre tonalidades vizinhas publicado no Blog Terra Música.


Links para arquivos de Áudio e vídeo

As Tonalidades vizinhas. Vídeo de Youtube do canal Terra da Música, explicado pelo Tori Collura.

 

Mantido e atualizado por hugoleo75@gmail.com no servidor Hospedagem Gratuita