Projetos que organizei e/ou idealizei

 

COmpositores Atuais

   

 

GRUPO DE COMPOSITORES ATUAIS

Grupo formado em 1999 por alunos e professores da Escola de Música da UFBA, que visa fomentar a produção dos compositores daquela instituição organizando palestras e recitais de novos compositores.

Foram realizados dois recitais com as seguintes obras inéditas:

I Mostra de Compositores Atuais

Salvador, 01 de dezembro de 1999
Salão Nobre da Reitoria da UFBA.

  • Tribo (Paulo Conceição Rocha)
  • O Remorso de Lara (Cristiano Matos)
  • Estudo nº 1 (Hugo L. Ribeiro)
  • Estudo nº 2 (Hugo L. Ribeiro)
  • Estudo nº 3 (Hugo L. Ribeiro)
  • Peleja (Pedro Amorim)
  • Lendas do Amazonas (Urubatan Castro)
  • Toccata (Flávio de Queiroz)
  • Motivos (Shaffick Patriarca)
  • Cl. (Cayo Brito)
  • Visual (Jandir Lopes)
  • Vidas secas (Josinaldo Gomes)
  • Cinho (Rodrigo Marques)
  • Para vida (Leandro Moraes)
  • Rondó - A travessia (Luis O. Revoredo)

I Mostra do Minuto

Salvador, 27 de abril de 2000
Salão Nobre da Reitoria da UFBA.

  • Lectura VIII e Pirâmides (Ernest Widmer - compositor homenageado)
  • Um minuto para clarineta e flauta (Luis Ochôa)
  • Fora de série (Gilmário Celso)
  • Fugato (Hugo L. Ribeiro)
  • Sugestões (Jandir Lopes)
  • Novis Fora (Alexandre Espinheira)
  • Autômatos (Paulo Rocha)
  • Insinuante (Urubatan Castro)
  • Urucubaca (Shafick Patriarca)
  • Um minuto em memória a um passado (Josemir Valverde)
  • Moringa Seca (Pedro Amorim)
  • Rondó (Hugo L. Ribeiro)
  • Bel Prazer (Dennis Leoni)

 

 

 

   

 

O Projeto Novos Sons teve como finalidade a fomentação da música instrumental em Aracaju, servindo ao mesmo tempo como workshop, show e catalisador de todos que se interessam por música instrumental. Para tanto, a cada mês foram convidados um ou dois músicos para realizar uma palestra ou workshop sobre o assunto musical de seu interesse e logo após uma apresentação com banda.

Em janeiro de 2000 convidei o excelente guitarrista Gérson Silva (Márcia Freire, Carlinhos Brown, Bonde Xadrez) para dar o chute inicial do referido projeto, ministrando um workshop no ESPAÇO CULTURAL YÁZIGY, durante o final de semana em que aconteceria o Pré-Caju, período este quando ele se encontraria em Aracaju tocando com a cantora Márcia Freire.

Em abril a primeira edição oficial do projeto é lançada contando comigo na guitarra e Emanuel Jorge no Baixo, sendo acompanhados por Rômulo Filho (bateria) e Júnior (teclado). Emanuel falou sobre a relação do baixista com a banda, enfatizando a subutilização do baixo como instrumento harmônico-melódico, falou também sobre diferentes abordagens num mesmo estilo musical. Eu procurei mostrar uma outra concepção de utilização da pentatônica maior (ou sua relativa menor) na improvisação musical, relacionando cada acorde com várias possibilidades de pentatônicas e cada qual sendo tocada em cinco posições diferentes. O repertório tocado foi o seguinte:

  • So What (Miles Davis)
  • Teen Town (Jaco Pastorius)
  • Dança da Lua (Arthur Maia)
  • About You (Hugo L. Ribeiro)
  • Arthur e o Gigante (William Magalhães)

 

 

   

 

A Segunda edição aconteceu em maio, tendo como palestrantes Marcus Vinícius na guitarra, e Ricardo Bolinha na bateria, sendo acompanhados por Robson (baixo), Val (teclado) e como participação especial Gilson Batata (Zabumba). Ambos falaram sobre sua experiência musical quais tipos de exercícios mais praticaram no estudo de seus instrumentos. Bolinha falou também sobre algumas músicas, que apesar de no original não haver bateria, ele mesmo compunha e tocava sobre o mesmo. Deu o exemplo dessa prática com duas músicas: Beyound the Mirage (Al Di Meola, John McLauglin e Paco de Lucia), e South Beach (Spyro Gyra). O repertório tocado com a banda foi:

  • Mr. Magoo (Marcus Vinícius)
  • Song for Blondie (Marcus Vinícius)
  • User Friendly (Steve Morse)
  • Friends (Joe Satriani)
  • Sete Coqueiros (Djavan)
  • A Mosca (Raul Seixas) arranjo do grupo Bonde Xadrez

Em junho a terceira edição contou com a participação de Wicliffe Rohden no teclado e Rômulo Filho na bateria, sendo acompanhados por Emanuel Jorge (baixo) e Marcus Vinícius (guitarra), contando com a participação de Alejandro no sax e Hugo na guitarra. Rômulo se ateve basicamente em como afinar a bateria, e Wickliffe falou sobre a importância que o estudo de harmonia e teoria musical teve em sua performance, indicando livros e métodos para estudo. O repertório tocado foi:

  • Luis Avelar
  • Capivara
  • About You (Hugo L. Ribeiro)
  • Chad Wakerman
  • Auntum Leaves (Johnny Mercer)
  • Solo Wickliffe
  • Blues in F
  • Summertime (Gershiwn)

A quarta edição contou com a participação do Grupo de Percussão Membrana, formado por oito percussionistas, com uma performance em forma de palestra sobre instrumentos de percussão, sendo proferida por Rafael Jr. O repertório tocado foi:

  • Duet for Snare and Timpani (Thomas Siwe)
  • Tom Tom Foolery (Alan Abel)
  • Etude (Garwood Whaley)
  • Suite of Five (Richard Jackoboics)
  • Estudo para Instrumentos de Percussão (Camargo Guarnieri)
  • Impressionato (Judy M. Mathis)
  • Estudo (?)
  • Rítmica nº5 (Amadeo Roldán)
  • Piece for Percussion (Mitchell Peters)
  • Membrana (Ronald Browm)
  • Scherzo without Instruments (William Schinstins)

 

A quinta edição só aconteceu em abril de 2001, com a presença do baixista de Salvador Cleisson Melo, sendo acompanhado por Ricardo Bolinha (bateria) e Hugo L. Ribeiro (guitarra). Cleisson falou basicamente sobre a vida como músico profissional e as diferenças entre o baixo fretless e o convencional, deixando bastante espaço para dúvidas e questionamentos. O repertório foi o seguinte:

  • Incompatibilidade de Gênios (João Bosco)
  • A Night in Tunisia (Dizzie Gillespie)
  • The Chicken (Jaco Pastorius)
  • Teen Town (Jaco Pastorius)

 

E a sexta edição aconteceu no mês de maio, e contou com a participação do também músico soteropolitano Miguel Archanjo no piano. Foi acompanhado por Rômulo Filho (bateria) e Hugo (guitarra). Miguel fez um workshop sobre Blues, suas cadências, escalas e interpretação. Falou também sobre o período que passou estudando nos E.U.A., época essa que pôde conhecer muitos músicos e aperfeiçoar-se em interpretação jazzística. Tocaram:

  • Blue Monk (Thelenious Monk)
  • Archanjo Blues (Miguel Archanjo)
  • Simple Major Blues
  • Simple Minor Blues
  • New Orlean's Blues (Miguel Archanjo)

 

 
Ones
    Formada por mim (guitarra), Marcus Vinicius(guitarra), Thomas Stalder (Bateria), Diogo Passos (baixo) e Cláudio (Voz), a banda ‘Ones’ não foi pensada simplesmente como uma banda cover ou autoral. A partir de uma idéia lançada por Thomas, passou de uma diversão para um projeto de pesquisa. O objetivo da ‘Ones’ tornou-se, portanto, analisar as características estilísticas das bandas que determinarem como objeto de estudo. Resolvemos iniciar essa jornada existencial com a banda Metallica. Para esse primeiro projeto, foram selecionadas 12 músicas que cobrem 5 álbuns diferentes do Metallica: Kill’em’All, Ride The Lightining, Master of Puppets, ...And Justice For All, Black Álbum. Próximas bandas que estão na fila de espera: Megadeth, Anthrax e Testament; numa tentativa de encontrar os pontos em comum entre essas bandas, de forma a compreender o que gerou o estilo Thrash Metal no início dos anos 80.