Next: Exemplos Simples Up: Como rodar o Lilypond Previous: O arquivo log

Os arquivos .ps e .pdf

Os arquivos `escala.ps' e `escala.pdf' são a partitura tão desejada. O arquivo .pdf pode ser visualizado no Acrobat Reader, ou num programa similar. O arquivo .ps pode ser visualizado no Ghostview ou similar. Como ambos os arquivos são idênticos, com a diferença de extensão (o que irá exigir programas diferentes para sua visualização) e de tamanho (em geral o arquivo .ps é bem maior que o arquivo .pdf), eu aconselho que, caso tudo corra normalmente, após finalizar a partitura, se apague os arquivos .log e .ps, que não terão nenhuma utilidade posterior.



IMPORTANTE: Para compilar o código do Lilypond é necessário fechar o arquivo .pdf. Não é preciso fechar o programa Acrobat Reader, somente o arquivo. Se você estiver visualizando a partitura, quiser modificar alguma coisa ou acrescentar mais compassos, você pode abrir o código e fazer qualquer tipo de acréscimo ou alteração que desejar e ao final salvar o arquivo Lilypond. Mas isso não significa que as alterações ou acréscimos irão aparecer na sua tela de imediato. Após modificar ou alterar o código é preciso compilar o arquivo novamente para que as modificações ou alterações tenham efeito. Mas, antes de compilar o código, lembre-se de fechar o arquivo .pdf, senão dá erro.
Para compilar o arquivo Lilypond não é necessário fechar o programa que está mostrando o código. Só é preciso lembrar de salvar o arquivo para que as modificações tenham efeito.


Next: Exemplos Simples Up: Como rodar o Lilypond Previous: O arquivo log
Hugo Ribeiro 2007-09-07