Universidade Federal da Bahia

No ano de 2001 lecionei a disciplina Percepção II como bolsista PROCES (Programa de Capacitação ao Ensino Superior) oferecida aos alunos da pós-graduação da UFBA

Conservatório de Música de Sergipe (1999-2003)

Durante o ano de 1999 fui contratado para lecionar violão, música popular brasileira, e reger o Coral Jovem do CMS. Em 2001 voltei a lecionar na mesma instituição, dessa vez somente aulas de guitarra.

Projeto Novos Sons

No ano de 2000 ministrei um workshop sobre improvisação baseada somente em pentatônicas, utilizando todos os cinco modos, com uma abordagem individual para cada acorde.

Cursos de Férias

Em 1999 participei dos Cursos de Férias do Conservatório de Música de Sergipe ministrando os cursos de Harmonia e Arranjo, e Improvisação. As outras oficinas foram Regência (Angelo Rafael), Bateria (Thomas Stalder) e Canto (Francisco Bento).

Em 2000 organizei os Cursos de Férias de Música Popular de 17 a 22 de julho, que contou com os cursos de Guitarra (Marcus Vinícius), Baixo (Emanuel Jorge), Bateria (Rafael Jr.), e Harmonia e Arranjo (Hugo L. Ribeiro).Além do curso superior em música, participei de diversos cursos e workshops que realmente fizeram diferença na minha formação como músico. Destaco os seguintes:    

Alvino Argollo (1993)

argollo

Curso de violão popular ministrado por Alvino Argollo no Cultart/UFS no ano de 1993.

Jason Rebello (1995)

Ocorreu na Escola de Música da UFBA, quando o pianista explanou sobre a abordagem jazzística sobre temas instrumentais, e dinâmica em grupo Jazz.

Alcides Lisboa (1996)

Curso no qual Alcides Lisboa, que posteriormente viria a ser meu professor de piano durante a graduação, discursou sobre o piano como instrumento de acompanhamento no Jazz. Escola de Música da UFBA.  

Scott Henderson (1998)

henderson

Workshop sobre improvisação para guitarristas, abordando principalmente a utilização de escalas sobre acordes, ministrado no auditório do Solar do Unhão, Salvador – BA.

Dori Caymmi (1998)

Dori

Curso sobre arranjo de música popular, na Escola de Música da UFBA. Na verdade foi um grande bate papo. Foi divertido, hehehe.

Ian Guest (1999)

Curso sobre harmonia na música popular, na Escola de Música da UFBA. Muito interessante, me ajudou muito no entendimento das dominantes e sensíveis secundárias…