Nessa página você irá encontrar o material didático que eu escrevi para o estudo da guitarra elétrica. Há desde apostilas para se pensar a técnica da guitarra, compilações de partituras para treinar a leitura à primeira vista, compilações de partituras para violão, e playbacks para executar os estudos e exercícios diversos.

Estudos sobre 1 corda

Estudo 1 sobre a corda Mi (primeira corda)

Esse estudo utiliza somente a primeira corda da guitarra. São pequenos trechos, cada um repetido cerca de 8 vezes. A mudança entre um trecho e outro é “avisado” pela mudança na bateria, seja uma virada ou uma mudança no padrão rítmico. Baixe o arquivo PDF com a partitura desse estudo, e depois baixe os arquivos de playback. Inicie sempre no andamento mais lento e depois tente tocar num andamento mais rápido.

Estudo 1 sobre a corda Mi (PDF)
Estudo 1 sobre a corda Mi – 100 Bpm (MP3)
Estudo 1 sobre a corda Mi – 110 Bpm (MP3)
Estudo 1 sobre a corda Mi – 120 Bpm (MP3)
Estudo 1 sobre a corda Mi – 130 Bpm (MP3)
Estudo 1 sobre a corda Mi – 140 Bpm (MP3)
Estudo 1 sobre a corda Mi – 150 Bpm (MP3)
Estudo 1 sobre a corda Mi – 160 Bpm (MP3)
Estudo 1 sobre a corda Mi – 180 Bpm (MP3)

Há um vídeo no Youtube, no qual você poderá aprender todo esse estudo, padrão por padrão, tocado individualmente e bem lento. Depois, nesse mesmo vídeo, há o estudo tocado no andamento mais lento (100 Bpm), depois ele tocado no andamento mais rápido (180 Bpm). Para assistir, clique no link abaixo:

Vídeo de Youtube a respeito do Estudo 1 sobre a corda Mi

Estudo 2 sobre a corda Si (segunda corda)

Esse estudo utiliza somente a segunda corda da guitarra. Baixe o arquivo PDF com a partitura desse estudo, e depois baixe os arquivos de playback. Inicie sempre no andamento mais lento e depois tente tocar num andamento mais rápido.

Estudo 2 sobre a corda Si (PDF)
Estudo 2 sobre a corda Si – 60 Bpm (MP3)
Estudo 2 sobre a corda Si – 80 Bpm (MP3)
Estudo 2 sobre a corda Si – 90 Bpm (MP3)
Estudo 2 sobre a corda Si – 100 Bpm (MP3)
Estudo 2 sobre a corda Si – 110 Bpm (MP3)
Estudo 2 sobre a corda Si – 120 Bpm (MP3)

Há um vídeo no Youtube, no qual você poderá aprender todo esse estudo, padrão por padrão, tocado individualmente e bem lento. Depois, nesse mesmo vídeo, há o estudo tocado no andamento mais lento (100 Bpm), depois ele tocado no andamento mais rápido (180 Bpm). Para assistir, clique no link abaixo:

Vídeo de Youtube a respeito do Estudo 2 sobre a corda Si

Estudo 3 sobre a corda Sol (terceira corda)

Esse estudo utiliza somente a terceira corda da guitarra. Baixe o arquivo PDF com a partitura desse estudo, e depois baixe os arquivos de playback. Inicie sempre no andamento mais lento e depois tente tocar num andamento mais rápido.

Estudo 3 sobre a corda Sol (PDF)
Estudo 3 sobre a corda Sol – 60 Bpm (MP3)
Estudo 3 sobre a corda Sol – 80 Bpm (MP3)
Estudo 3 sobre a corda Sol – 90 Bpm (MP3)
Estudo 3 sobre a corda Sol – 100 Bpm (MP3)
Estudo 3 sobre a corda Sol – 110 Bpm (MP3)
Estudo 3 sobre a corda Sol – 120 Bpm (MP3)

Há um vídeo no Youtube, no qual você poderá aprender todo esse estudo, padrão por padrão, tocado individualmente e bem lento. Depois, nesse mesmo vídeo, há o estudo tocado no andamento mais lento (100 Bpm), depois ele tocado no andamento mais rápido (180 Bpm). Para assistir, clique no link abaixo:

Vídeo de Youtube a respeito do Estudo 3 sobre a corda Sol

Playbacks para exercício com escala cromática

Esses playbacks foram criados para o exercício sobre a escala cromática no modelo executado por Frank Gambale em sua vídeo aula intitulada “Chop Builder – Round 6”. Todavia, nessa vídeo aula ele inicia o exercício com o metrônomo a 94 bpm. Em seguida ele repete somente o último exemplo a 120 bpm (sempre oito vezes), aumenta para 150 bpm (oito vezes novamente). Todavia, nessa vídeo aula ele dá esses “pulos” no andamento, deixando subentendido que o estudante deverá aumentar aos poucos o andamento de cada “round”. Como eu acho o uso do metrônomo muito chato para repetição contínua, eu criei esses playbacks para ir aumentando aos poucos o andamento. Abaixo está disponível o PDF com todos os rounds. Esse round cromático é o sexto (última página). Em seguida estão os playbacks progressivos. Assim como na vídeo aula, eu criei playbacks progressivos para o exercício completo até o andamento de 125 bpm. A partir de 130 bpm o playback é somente da parte final do exercício. Bom treino.

Chop Builder – Exercício de 1 a 6 (PDF)
Chop Builder, Round 6 (cromático) – 70 Bpm (MP3)
Chop Builder, Round 6 (cromático) – 80 Bpm (MP3)
Chop Builder, Round 6 (cromático) – 95 Bpm (MP3)
Chop Builder, Round 6 (cromático) – 110 Bpm (MP3)
Chop Builder, Round 6 (cromático) – 1250 Bpm (MP3)
Chop Builder, Round 6 (cromático) – 130 Bpm (MP3)
Chop Builder, Round 6 (cromático) – 135 Bpm (MP3)
Chop Builder, Round 6 (cromático) – 140 Bpm (MP3)
Chop Builder, Round 6 (cromático) – 145 Bpm (MP3)
Chop Builder, Round 6 (cromático) – 150 Bpm (MP3)
Chop Builder, Round 6 (cromático) – 155 Bpm (MP3)
Chop Builder, Round 6 (cromático) – 160 Bpm (MP3)
Chop Builder, Round 6 (cromático) – 165 Bpm (MP3)
Chop Builder, Round 6 (cromático) – 170 Bpm (MP3)
Chop Builder, Round 6 (cromático) – 175 Bpm (MP3)

Vídeo do Round 6 da vídeo aula “Chop Builder” de Frank Gambale. Há um outro vídeo com toda a aula e as partituras com tablaturas, sendo que o round 6 inicia aos 31’30”

Estudo de escalas com trêmolo

Esses playbacks foram criados para o estudo de escala. A intenção por trás desse exercício é que você deve sempre saber qual nota está tocando. Ou seja, não deve decorar um padrão de escala, mas procurar a nota da escala. Como o cérebro precisa de um tempo para se acostumar com o grupo de notas pertencente a determinada tonalidade, e onde essas notas estão localizadas no braço do instrumento, a ideia é utilizar o trêmolo da mão direita para iniciar com uma troca de notas lenta e ir aumentando aos poucos a troca das notas, sem mudar a velocidade da palhetada. Explicando melhor. Digamos que você queira estudar a escala de Lá bemol maior. O primeiro passo é saber quais são as notas dessa escala: Ab – Bb – C – Db – Eb – F – G. Depois você vai tocar essa escala em duas oitavas, repetindo quatro vezes cada nota (trêmolo de quatro notas). Quando fizer essa escala inteira, ascendente e descendente, você troca o trêmolo de quatro notas para três notas, e repete a escala em duas oitavas novamente. Depois troca para o trêmolo de duas notas até, por último, fazer a escala sem trêmolo. Dessa forma, na primeira vez que fizer a escala, você terá algum tempo para lembrar qual a próxima nota que tem que tocar, e tentar localizá-la no braço do instrumento. A cada repetição, o tempo para pensar diminui. Aos poucos você será capaz de, rapidamente, identificar as notas de qualquer escala no braço do seu instrumento.Esse playback foi feito somente com a bateria para poder ser utilizado em qualquer escala. Todavia, para dar certo é preciso que sejam exatamente vinte e oito notas diferentes até a mudança de trêmolo. Dessa forma, é possível utilizar até mesmo em escalas hexatônicas, octatônicas ou pentatônicas, contanto que você conte quatorze notas ascendentes e quatorze descedentes. Ver exemplo em PDF e vídeo abaixo.

Exemplo de escala com trêmolo em duas oitavas (PDF)
Playback exercício escala trêmolo – 80 Bpm (MP3)
Playback exercício escala trêmolo – 88 Bpm (MP3)
Playback exercício escala trêmolo – 96 Bpm (MP3)
Playback exercício escala trêmolo – 104 Bpm (MP3)
Playback exercício escala trêmolo – 108 Bpm (MP3)
Playback exercício escala trêmolo – 112 Bpm (MP3)
Playback exercício escala trêmolo – 116 Bpm (MP3)
Playback exercício escala trêmolo – 120 Bpm (MP3)
Playback exercício escala trêmolo – 124 Bpm (MP3)
Playback exercício escala trêmolo – 128 Bpm (MP3)
Playback exercício escala trêmolo – 132 Bpm (MP3)
Playback exercício escala trêmolo – 136 Bpm (MP3)
Playback exercício escala trêmolo – 140 Bpm (MP3)

Vídeo explicativo de como aplicar esses playbacks à diversas escalas ou padrões livres.