Universidade de Brasília – Departamento de Música
PLANO DE CURSO
Disciplina:144134 – Teorias Contemporâneas da Música 1
Semestre: 2020/1 Horário: Sexta, das 08:00 às 10:00
Cr: 02 CH: 30 T-P-E-E: 2.0.0.2 Pré-requisito: –
Professor: Prof. Dr. Hugo L. Ribeiro <hugoleo75@gmail.com>
1 Ementa
Estudo de técnicas composicionais diversas, características do repertório produzido durante o Século XX.
2 Objetivos
Proporcionar contato com as diversas correntes composicionais da música do século XX;
Desenvolver a capacidade de reconhecer elementos característicos de músicas pós-tonais;
Desenvolver a capacidade de compor pequenos trechos musicais utilizando elementos característicos de músicas pós-tonais.
3 Metodologia
Essa disciplina será baseada na vivência prática de técnicas composicionais características do Século XX. A cada semana será definida uma técnica composicional relacionada ao contexto estudado, sobre o qual o estudante deverá pesquisar e compor uma pequena peça de cerca de vinte compassos a ser executada em sala de aula. Antes da aula o estudante deverá enviar a partitura em formato PDF, assim como um arquivo MIDI para audição da peça. Se preferir a música pode ser executada ao vivo pelo próprio compositor ou algum colega de sala.
O foco dessa metodologia está no desenvolvimento da autonomia de aprendizagem, incentivando a pesquisa em material didático diverso (livros, sites, artigos, arquivos multimídia, vídeos, audios, etc.), e da aprendizagem em grupo por meio de discussões e realização de tarefas.
Por exemplo, digamos que na Aula 02 o assunto abordado será “modulação métrica”. Durante a semana que antecede essa aula o estudante irá pesquisar sobre o assunto nos textos e sites indicados, além de outros materiais didáticos que ele tiver contato. Em seguida irá compor uma peça utilizando o conceito estudado. Antes da aula o estudante deverá enviar por email a partitura (editada em software de partitura ou scaneada a partir do original a mão). No início da aula o professor irá executar músicas que utilizem o conceito de modulação métrica. Segue-se uma discussão em grupo sobre o que cada um leu e aprendeu sobre o assunto. Juntos, tentaremos chegar a uma definição satisfatória para todos. Por fim, ao ouvir os exemplos de cada discente, o grupo irá discutir se o exemplo executado atingiu o objetivo de exemplificar uma modulação métrica.
Serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
Discussão de textos;
Análises musicais;
Audição de exemplos musicais;
Composição de pequenos trechos musicais para execução em sala de aula.
4 Avaliação
A nota final dos alunos será baseada na participação em sala de aula, por meio da realização das tarefas semanais e participação nas discussões coletivas.
5 Instrumental disponível em sala para composições para duos, trios ou música de câmera:
Guitarra/Violão
Guitarra/Violão/Cavaquinho
Piano
6 Conteúdo Programático
Novos procedimentos rítmicos
Novas estruturações harmônicas;
Uso de modos e escalas artificiais;
Bitonalidade;
Politonalidade;
Dodecafonismo;
Minimalismo;
Aleatoriedade.
6 Cronograma e bibliografia para 2020/1
Encontro 1 – 13 de Março – Atonalismo livre
Apresentação da disciplina, leitura do plano de curso, metodologia, e forma de avaliação. Audição de exemplos diversos de músicas que utilizam técnicas composicionais características da música clássica do início do Século XX até os dias atuais.
Aula expositiva sobre o Atonalismo livre.
Para próxima aula: Composição atonal livre para computador – Finale, Sibelius, etc… (enviar arquivo MP3 e PDF)
Encontro 2 – 20 de Março – Atonalismo livre
Discussão sobre as composições e audição de exemplos do cânone musical.
Audição das composições dos estudantes.
Continuação de discussão sobre atonalismo livre.
Para próxima aula: Composição atonal livre para instrumento solo (executar em sala de aula)
Encontro 3 – 27 de Março – Atonalismo livre/Dodecafonismo
Audição das composições sobre atonalismo livre dos estudantes.
Aula expositiva sobre o Dodecafonismo. Como fazer a matriz dodecafônica.
Para próxima aula: Composição dodecafônica para computador – Finale, Sibelius, etc… (enviar arquivo MP3 e PDF)
Encontro 4 – 03 de Abril – Audição
Audição de peças dodecafônicas e exemplos dos estudantes.
Para próxima aula: Composição minimalista para quarteto (executar em sala de aula)
Encontro 5 – 10 de Abril – Feriado (Sexta-feira santa)
Encontro 6 – 17 de Abril – Minimalismo
Audição das composições sobre minimalismo dos estudantes.
Para próxima aula: Composição para quarteto com harmonias em segundas (executar em sala de aula)
Encontro 7 – 24 de Abril – Harmonia em segundas
Audição das composições com harmonias em segundas dos estudantes.
Para próxima aula: Composição solo com escalas não tonais (executar em sala de aula)
Encontro 8 – 01 de Maio – Feriado (dia mundial do trabalho)
Encontro 9 – 08 de Maio – Escalas não tonais
Escalas não tonais (hexatônicas, octatônicas e artificiais)
Audição das composições com escalas atonais dos estudantes.
Encontro 10 – 15 de Maio – Aula expositiva sobre Ritmo
RIBEIRO, Hugo. Aula sobre ritmo no século XX. PDF
Para próxima aula: Composição para computador (Ritmo 1) – Finale, Sibelius, etc… (enviar arquivo MP3 e PDF)
Encontro 11 – 22 de Maio – Procedimentos Rítmicos e Métricos 1
Audição das composições com um dos procedimentos rítmicos abaixo:
Modulação métrica
Deslocamento métrico
Poliritmo
Polimetria
Politempo
Conssonância e dissonância rítmica
Métrica irregular
Métrica mista
Métrica complexa (assimétrica)
Para próxima aula: Composição para piano solo com harmonia em quartas (executar em sala de aula ou para computador)
Encontro 12 – 29 de Maio – Harmonia em quartas
Audição das composições dos estudantes com harmonias em quartas
Para próxima aula: Composição de música baseada em aleatoriedade para trio (executar em sala de aula)
Encontro 13 – 05 de Junho – Aleatoriedade
Audição das composições baseadas em aleatoriedade para trio
Para próxima aula: Composição para computador (Ritmo 2) – Finale, Sibelius, etc… (enviar arquivo MP3 e PDF)
Encontro 14 – 12 de Junho – Procedimentos Rítmicos e Métricos 2
Audição das composições com um dos procedimentos rítmicos abaixo:
Hemíola
Issoritmo
Ritmo amétrico
Ritmo aditivo
Valor adicionado
Ritmos não retrogradáveis
Ostinato
Encontro 15 – 19 de Junho – Ensaio
Ensaio para apresentação final.
Encontro 16 – 26 de Junho – Ensaio
Ensaio para apresentação final.
Encontro 17 – 03 de Julho – Apresentação
Apresentação Pública.