PLANO DE CURSO

Disciplina:144134 – Teorias Contemporâneas da Música 1
Semestre: 2021/1 Horário: Sexta, das 08:00 às 10:00
Cr: 02 CH: 30 T-P-E-E: 2.0.0.2 Pré-requisito: –
Professor: Prof. Dr. Hugo L. Ribeiro <hugoleo75@gmail.com>

1 Ementa

Estudo de técnicas composicionais diversas, características do repertório produzido durante o Século XX.

2 Objetivos

  • Proporcionar contato com as diversas correntes composicionais da música do século XX;
  • Desenvolver a capacidade de reconhecer elementos característicos de músicas pós-tonais;
  • Desenvolver a capacidade de compor pequenos trechos musicais utilizando elementos característicos de músicas pós-tonais.

3 Metodologia

Essa disciplina será baseada na vivência prática de técnicas composicionais características do Século XX. A cada semana será definida uma técnica composicional relacionada ao contexto estudado, sobre o qual o estudante deverá pesquisar e compor uma pequena peça de cerca de vinte compassos a ser executada em sala de aula. Antes da aula o estudante deverá enviar a partitura em formato PDF, assim como um arquivo MIDI para audição da peça. Se preferir a música pode ser executada ao vivo pelo próprio compositor ou algum colega de sala.

O foco dessa metodologia está no desenvolvimento da autonomia de aprendizagem, incentivando a pesquisa em material didático diverso (livros, sites, artigos, arquivos multimídia, vídeos, audios, etc.), e da aprendizagem em grupo por meio de discussões e realização de tarefas.

Por exemplo, digamos que na Aula 02 o assunto abordado será “modulação métrica”. Durante a semana que antecede essa aula o estudante irá pesquisar sobre o assunto nos textos e sites indicados, além de outros materiais didáticos que ele tiver contato. Em seguida irá compor uma peça utilizando o conceito estudado. Antes da aula o estudante deverá enviar por email a partitura (editada em software de partitura ou scaneada a partir do original a mão). No início da aula o professor irá executar músicas que utilizem o conceito de modulação métrica. Segue-se uma discussão em grupo sobre o que cada um leu e aprendeu sobre o assunto. Juntos, tentaremos chegar a uma definição satisfatória para todos. Por fim, ao ouvir os exemplos de cada discente, o grupo irá discutir se o exemplo executado atingiu o objetivo de exemplificar uma modulação métrica.

Serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

Discussão de textos;
Análises musicais;
Audição de exemplos musicais;
Composição de pequenos trechos musicais para execução em sala de aula.

4 Avaliação

A nota final dos alunos será baseada na participação em sala de aula, por meio da realização das tarefas semanais e participação nas discussões coletivas.

5 Instrumental disponível em sala para composições para duos, trios ou música de câmera:

Guitarra/Violão
Guitarra/Violão/Cavaquinho
Piano

6 Conteúdo Programático

  • Novos procedimentos rítmicos
  • Novas estruturações harmônicas;
  • Uso de modos e escalas artificiais;
  • Bitonalidade;
  • Politonalidade;
  • Dodecafonismo;
  • Minimalismo;
  • Aleatoriedade.

7 Cronograma e bibliografia para 2021/1

Encontro 1 – O ritmo nas composições do Século XX

Apresentação da disciplina, leitura do plano de curso, metodologia, e forma de avaliação.

Audição de exemplos de músicas que usam padrões rítmicos e escrita rítmica não associadas à música tonal.

Audição de trechos de três peças para piano, escritas em séculos diferentes, e comparação da escrita rítmica entre elas.

Exercício para próxima semana

Compor uma peça de cerca de 20 compassos para caixa clara solo, utilizando divisões rítmicas variadas e combinações inusitadas, de forma que sua escrita ritmica não seja associada ao que chamamos de ritmo tonal (por exemplo, a Sonata para piano de Mozart). Use bastante dinâmicas e sinais de agógica.

Encontro 2 – Procedimentos Rítmicos e Métricos 1

Audição das composições dos estudantes e discussão sobre os procedimentos utilizados.

Apresentação de Slide sobre Ritmo no Século XX.

Audição de obras variadas.

Textos auxiliares gerais:

BENJAMIN, HORVIT, NELSON. Técnicas e materiais da música tonal: com uma introdução à música do século XX.
PDF

KOSTKA, Stefan e PAYNE, Dorothy. Harmonia Tonal. Traduzido a partir da Sexta Edição, de 2008 por Hugo L. Ribeiro, Jamary Oliveira e Ricardo Bordini. Última atualização: 14 Setembro 2015.
Pode ser baixado como um único arquivo PDF, ou por partes (seis arquivos PDF).

Parte Seis – Uma introdução à música do Século XX (24 MB)

RIBEIRO, Hugo. Aula sobre ritmo no século XX.
PDF

Exercício para próxima semana

Compor uma peça de 20 compassos para dois violões com um dos procedimentos rítmicos abaixo:

  • Deslocamento métrico
  • Poliritmo
  • Polimetria
  • Politempo
  • Conssonância e dissonância rítmica
  • Métrica irregular
  • Métrica mista
  • Métrica complexa (assimétrica)
  • Hemíola
  • Issoritmo
  • Ritmo amétrico
  • Ritmo aditivo
  • Valor adicionado
  • Ritmos não retrogradáveis
  • Ostinato

Encontro 3 – Procedimentos Rítmicos e Métricos 2

Audição das composições dos estudantes e discussão sobre os procedimentos utilizados.

Audição de obras variadas.

Exercício para próxima semana

Compor uma peça de 20 compassos para piano solo com uso de Modulação métrica.

Encontro 4 – Audição

Audição de peças

Encontro 5 – Atonalismo livre

Aula expositiva sobre o Atonalismo livre.
Para próxima aula: Composição atonal livre para computador – Finale, Sibelius, etc… (enviar arquivo MP3 e PDF)

Encontro 6 – Atonalismo livre

Discussão sobre as composições e audição de exemplos do cânone musical.
Audição das composições dos estudantes.
Continuação de discussão sobre atonalismo livre.
Para próxima aula: Composição atonal livre para instrumento solo (executar em sala de aula)

Encontro 7 – Atonalismo livre/Dodecafonismo

Audição das composições sobre atonalismo livre dos estudantes.
Aula expositiva sobre o Dodecafonismo. Como fazer a matriz dodecafônica.
Para próxima aula: Composição dodecafônica para computador – Finale, Sibelius, etc… (enviar arquivo MP3 e PDF)

Encontro 8 – Harmonia em segundas

Audição das composições com harmonias em segundas dos estudantes.
Para próxima aula: Composição solo com escalas não tonais (executar em sala de aula)

Encontro 9 – Escalas não tonais

Escalas não tonais (hexatônicas, octatônicas e artificiais)
Audição das composições com escalas atonais dos estudantes.

Encontro 10 –

Encontro 11 –

Encontro 12 – Harmonia em quartas

Audição das composições dos estudantes com harmonias em quartas
Para próxima aula: Composição de música baseada em aleatoriedade para trio (executar em sala de aula)

Encontro 13 – Aleatoriedade

Audição das composições baseadas em aleatoriedade para trio
Para próxima aula: Composição para computador (Ritmo 2) – Finale, Sibelius, etc… (enviar arquivo MP3 e PDF)

Encontro 14 –

Encontro 15 – Minimalismo

Audição das composições sobre minimalismo dos estudantes.
Para próxima aula: Composição para quarteto com harmonias em segundas (executar em sala de aula)

Encontro 16 –

Encontro 17 –