Universidade de Brasília – Departamento de Música

PLANO DE CURSO

Disciplina:144088 – Harmonia Superior I
Semestre: 2020/1 Horário Diurno: Segunda e Quarta, das 10:00 às 12:00
Semestre: 2020/1 Horário Noturno: Segunda e Quarta, das 19:00 às 20:50
Cr: 04 CH: 60 T-P-E-E: 4.0.0.4 Pré-requisito:
Professor: Prof. Dr. Hugo L. Ribeiro <hugoleo75@gmail.com>

1 Ementa

O curso de Harmonia Superior I tem por objetivo o estudo da estrutura, organização e lógica da harmonia tonal básica através da construção e identificação das tríades, tétrades e encadeamentos harmônicos.

2 Objetivos

Proporcionar contato em termos históricos com a música européia e o seu contexto cultural do início do Período da Prática Comum;
Refletir sobre as semelhanças e diferenças entre a música tonal barroca e a música modal (ou pré-tonal) renascentista;
Desenvolver a capacidade de analisar a harmonia de obras musicais utilizando a análise tradicional, funcional e cifras populares;
Reconhecer os diferentes tipos de movimentos melódicos entre as vozes;
Desenvolver a capacidade de identificar movimentos melódicos/harmônicos não característicos da música tonal;
Compor e harmonizar pequenas melodias tonais;
Fazer arranjos para grupos vocais e/ou instrumentais utilizando a técnica de encadeamento de vozes;
Desenvolver a capacidade de identificar e classificar notas melódicas;
Desenvolver a capacidade de fazer uma análise melódica e harmônica de pequenos trechos de obras musicais.

3 Conteúdo Programático

Diferenciação entre música polifônica e homofônica
Características da música tonal Revisão de tríades e tétrades
Campo harmônico maior e menor
Símbolos analíticos
      Análise tradicional (graus e baixo cifrado)
      Análise funcional
      Cifras populares
Inversões de acordes
Motivos, frases e períodos melódicos
Cadências harmônicas, suas características e classificações
Cadência autêntica perfeita ou imperfeita
      Cadência plagal
      Cadência de engano
      Meia cadência
Construção da linha melódica sob uma base harmônica
Tessitura vocal (SATB)
Distribuição de uma tríade num contexto a três e quatro vozes
Condução de vozes
Movimentos entre as vozes
      Paralelo
      Oblíquo
      Semelhante
      Estático
      Contrário
Encadeamento de acordes a três e quatro vozes
      Posição fundamental
      Acordes invertidos
Acordes de sexta paralelos
Acordes de sexta-quarta
      Pedal
      Cadencial
      Passagem
Progressão harmônica
Dominantes secundárias

Informações mais específicas sobre cada um desses conteúdos será disponiblizado, aos poucos na página Curso Online de Música – Harmonia 1.

6 Cronograma e bibliografia para 2020/1

Encontro 1

Departamento de Música da UnB - Harmonia Tonal 1

Introdução

O curso de Harmonia Superior I tem por objetivo o estudo da estrutura, organização e lógica da harmonia tonal básica através da construção e identificação das tríades, tétrades e encadeamentos harmônicos.

Para ficar por dentro dos objetivos e metodologia da disciplina, clique no link ao final da página.

Video 01 -Vídeo explicativo sobre objetivos, metodologia e avaliação. https://www.youtube.com/embed/5wEsPfhPODo

Livro e vídeos dos capítulos

Esse primeiro encontro vai explicar muita coisa sobre a metodologia dessa disciplina. Portanto, serão diversos vídeos para explicar tudo da melhor forma possível.

Video 02 – Utilização dos recursos didáticos nesse curso (Livro, CDs, Vídeos, Chat, Questionários, Sites externos, etc.) https://www.youtube.com/embed/XbUL_Gsd_5k

Agora está na hora de acessar o principal recurso didático dessa disciplina, que é o livro “Harmonia Tonal”, escrito por Stefan Kostka e Dorothy Payne, traduzido a partir da Sexta Edição, de 2008 por Hugo L. Ribeiro, Jamary Oliveira e Ricardo Bordini. Para esse primeiro encontro foi disponibilizado os quatro primeiros capítulos, precedidos por uma seção introdutória ao livro. O link para download desse livro em PDF está ao final dessa página. Sugiro que, além de ler o livro e fazer os exercícios por conta própria (esse livro é bem didático e fácil de aprender sozinho), também acompanhe a leitura dos capítulos nos vídeos disponibilizados, pois, para cada capítulo eu vou gravar um vídeo lendo o texto, explicando os exemplos e chamando a atenção para detalhes. Nesses vídeos serão discutidos assuntos que podem não estão tão explícitos no livro. Por isso vale a pena acompanhar os vídeos. Seguem os vídeos dessa semana:

Vídeo 03 – Prefácio do livro Harmonia Tonal. https://www.youtube.com/embed/ySDguAUN2aI

Vídeo 04 – Capítulo 01 do livro Harmonia Tonal. https://www.youtube.com/embed/bYqaNDjqQRg

Vídeo 05 – Capítulo 02 do livro Harmonia Tonal. https://www.youtube.com/embed/9fYYZoLakZ0

Vídeo 06 – Capítulo 03 do livro Harmonia Tonal. https://www.youtube.com/embed/yVW_u1KgAkM

Exercícios sobre tríades e tétrades

Agora que você assistiu e leu os primeiros capítulos do livro, está na hora de exercitar a leitura e reconhecimento de acordes. Para isso eu criei quatro exercícios de tríades e quatro exercícios de tétrades. Eles estão disponíveis na pasta abaixo, juntamente com os arquivos de folha de resposta de cada um (tanto em formato ODT para Libreoffice/Word, quanto em PDF) e o gabarito de cada exercício. Assista ao vídeo explicativo sobre como utilizar esses exercícios.

Vídeo 07 – Como utilizar os exercícios de tríades e tétrades https://www.youtube.com/embed/U_o6qKCNoxY

Fórum

Não utilizarei o fórum da plataforma para tirar dúvidas ou responder questionamentos sobre o assunto ou metodologia. Para isso nós utilizaremos o grupo do Telegram que pode ser acessado facilmente tanto pelo computador quanto pelo celular.

Avaliação

Toda semana você precisará fazer uma pequena avaliação em forma de questionário. Para essa semana eu disponibilizei uma avaliação de teste para você se habituar com o modelo. Esse questionário não valerá nota. Ele é somente para você treinar o modelo. Também gravei um vídeo explicando como utilizar esse tipo de avaliação.

Vídeo 08 – Sobre como fazer as avaliações. https://www.youtube.com/embed/fmDM6mQ0utk

Bons estudos e nos vemos no próximo encontro.

KOSTKA, Stefan e PAYNE, Dorothy. Harmonia Tonal. Traduzido a partir da Sexta Edição, de 2008 por Hugo L. Ribeiro, Jamary Oliveira e Ricardo Bordini. Última atualização: 19 março 2020.
Pode ser baixado como um único arquivo PDF, ou por partes.
Livro completo – 28 capítulos e 490 páginas (240MB)
Livro completo do capítulo 1 ao 20 (86 MB)
Parte Cinco – Capítulo 21 (1,6 MB)
Parte Cinco – Capítulo 22 (4,4 MB)
Parte Cinco – Capítulo 23 (19,4 MB)
Parte Cinco – Capítulo 24 (13,6 MB)
Parte Cinco – Capítulo 25 (28,4 MB)
Parte Cinco – Capítulo 26 (33,2 MB)
Parte Cinco – Capítulo 27 (24,6 MB)
Parte Cinco – Capítulo 28 (23,3 MB)
Apêndice D – Respostas autotestes

Exercício de Tríades 01 – Posição fundamental (PDF)
Folha de resposta (PDF)
Folha de resposta (ODT – Libreoffice)
Gabarito (PDF)

Exercício de Tríades 02 – Primeira inversão (PDF)
Folha de resposta (PDF)
Folha de resposta (ODT – Libreoffice)
Gabarito (PDF)

Exercício de Tríades 03 – Segunda inversão (PDF)
Folha de resposta (PDF)
Folha de resposta (ODT – Libreoffice)
Gabarito (PDF)

Exercício de Tríades 04 – Todas as inversões (PDF)
Folha de resposta (PDF)
Folha de resposta (ODT – Libreoffice)
Gabarito (PDF)

Exercício de Tétrades 01 – Posição fundamental (PDF)
Folha de resposta (PDF)
Folha de resposta (ODT – Libreoffice)
Gabarito (PDF)

Exercício de Tétrades 02 – Primeira inversão (PDF)
Folha de resposta (PDF)
Folha de resposta (ODT – Libreoffice)
Gabarito (PDF)

Exercício de Tétrades 03 – Segunda inversão (PDF)
Folha de resposta (PDF)
Folha de resposta (ODT – Libreoffice)
Gabarito (PDF)

Exercício de Tétrades 04 – Terceira inversão (PDF)
Folha de resposta (PDF)
Folha de resposta (ODT – Libreoffice)
Gabarito (PDF)

Exercício de Tétrades 05 – Todas as inversões (PDF)
Folha de resposta (PDF)
Folha de resposta (ODT – Libreoffice)
Gabarito (PDF)

Encontro 2

Introdução

Essa semana iremos falar sobre campo harmônico. De um modo simples e rápido, campo harmônico são as tríades ou tétrades resultantes da combinação de notas de uma determinada tonalidade.

Digamos que estamos na tonalidade de Si bemol maior. Nessa tonalidade nós temos as notas Si bemol, Dó, Ré, Mí bemol, Fá, Sol e Lá. Dessa forma, o campo harmônico de Si bemol irá utilizar somente essas notas para gerar as tríades e tétrades diatônicas. Por exemplo, no campo harmônico de Si bemol, o acorde sobre a nota Dó será uma tríade menor pois, como na tonalidade temos a nota Mi bemol, o acorde sobre a fundamental Dó terá as notas: Dó – Mi bemol – Sol.

Essa semana vamos estudar os campos harmônicos nas tonalidades maiores, menores, e aprenderemos a utilizar os símbolos analíticos a partir dos graus da escala.

Livro e vídeos dos capítulos

Esse assunto é abordado no Capítulo 4 do livro Harmonia Tonal. O vídeo abaixo irá mostrar o conteúdo desse capítulo além de trazer outras formas de pensar e exercitar esse assunto. Nessa semana também disponibilizei um arquivo compactado com os áudios do livro, para auxiliar na hora de fazer os exercícios.

Lembrem de fazer todos os exercícios que estão no livro. Muitos deles serão utilizados nas avaliações semanais. Qualquer dúvida, vamos conversar pelo Telegram.

Vídeo 09 – Capítulo 4 do livro Harmonia Tonal. https://www.youtube.com/embed/PMaBaIPuSr8

Avaliação

Essa semana você iniciará sua avaliação semanal que irá influenciar na sua nota final. A avaliação dessa semana será sobre o conteúdo da semana passada: Tríades e Tétrades.

Bons estudos e nos vemos no próximo encontro.